sábado, fevereiro 19, 2005

 

Eleições

Neste domingo somos mais uma vez chamados às urnas desta vez para escolher o futuro governo de Portugal. Para mim vai ser a primeira vez. Espero com este post influenciar postivamente a tua opinião.

Todos nós temos conhecimento da crise que o país atravessa. Alguma coisa tem de ser feita e a única "arma" que temos para mudar alguma coisa é o voto, não deixem de votar, respeitem a luta dos nossos antepassados por uma democracia.
Como aqui foi dito atravessamos uma grave crise, a qual não parece ter fim à vista. Crescimentos económicos abaixo da média europeia, aumento significativo do número de desempregados, aumento do número de pobres, entre outros são indicadores desta crise. O próximo governo tem de ser um governo de coragem, um governo capaz de tomar medidas impopulares desde que estas sejam benéficas para Portugal a um longo médio prazo. Um governo realista, que não tenha ideias megalómanas que arruinem uma política orçamental já de si frágil.
A Irlanda era, no princípio da década de 90 um dos países mais pobres da UE. No entanto, graças à coragem dos seus governantes deixou a cauda da Europa e é agora um dos países mais prósperos e com maiores taxas de crescimento económico da UE. Os governos irlandeses estabeleceram a educação como prioridade absoluta, deixando para 2º plano a construção de auto-estradas e ouras vias de comunicação. Depois de formarem um geração de trabalhadores altamente qualificados avançaram para a construção de obras essenciais para o país, que contando com trabalhadores altamente qualificados, tem concerteza maior qualidade e foram optimizadas a nível de custos. Infelizmente, nenhum dos partidos na órbita do poder estabeleceu prioridades deste género, fixando-se mais no aumento dos pensionistas e em criação de emprego desmedida. Sem dúvida nenhuma que os pensionistas devem ser aumentados mas, anunciar tal medida revela um eleitoralismo atroz por parte dos nossos políticos, uma vez que os idosos valem bastantes votos em Portugal.
Para provar a coragem dos governantes irlandeses está ainda o episódio da proibição do fumo em pubs e cafés. A princípio paracia que este seria o fim dos pubs e a medida suscitou polémica na Irlanda. No entanto, meses depois verificou-se o seu sucesso com o aumento da facturação por parte deste tipo de estabelecimentos, que assim conseguiram atrair um novo tipo de consumidor.

Já deixei aqui algumas dicas, agora pensa bem e vota em consciência, mas por favor não fiques em casa!

Fim de crónica

Barbaridade: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?