quarta-feira, abril 20, 2005

 

Habemvs Papam

Depois de uma tentativa frustrada, e com quase dois dias de atraso vem aí o comentário ao novo Sumo Pontifíce.
O novo Papa é alemão e conta 78 anos de idade, e alguns problemas de saúde que o levaram a pedir a resignação ao seu antecessor João Paulo II, há cerca de 2 anos. Como facilmente se conclui esse pedido foi rejeitado e o cardeal Ratzinger chegou a Papa.
Confesso que senti uma certa desilusão quando soube que este era o novo Papa, no fundo já se estava à espera que fosse ele. Era, para além dos portugueses, o único cardeal que eu conhecia. Se calhar ficaria mais satisfeito com um papa oriundo do 3º mundo, mas a vontade de Deus não foi essa. Bento XVI é um intelectual da igreja, um teólogo por excelência, defensor de uma corrente que muitos consideram conservadora. No entanto, penso que ninguém pensa que a igreja mude a sua posição face ao aborto, homossexualidade ou o sacerdócio das mulheres. Todos somos filhos de Deus, mas as tradições aqui vão falar mais forte nas próximas décadas.
Na sua primeira aparição Bento XVI não revelou a mesma facilidade de comunicação que João Paulo II. Muitos falam de um Papa tímido, mas afectuoso. Penso que o seu maior exame será no encontro mundial de jovens católicos a realizar no próximo verão em Colónia, Alemanha. Gostaria de estar presente, uma vez que nunca tive a oportunidade de estar ao vivo com o anterior Papa, facto que me provoca alguma mágoa.
Por outro lado, a condução do Vaticano deverá ser semelhante à que se praticava nos tempos de João Paulo II, até porque face a frágil situação de saúde que João Paulo II apresentava no final do seu pontificado, o cardeal Ratzinger como nº2 da hierarquia, estava já "aos comandos".
Deixo aqui o link para a página do clube de fãs do Papa Bento XVI onde se pode encontrar entre informações biográficas do novo Papa merchandising exclivo alusivo ao cardeal Ratzinger.

Fim de Crónica

Barbaridade:
Numa Igreja já de si fechada, um Papa tradicionalmente conservador, era a última coisa de que precisavamos. Digo eu. Nunca a Europa se considerou tão católica como nestes últimos dias, nunca a Europa se tinha unido assim perante um Papa, pelo menos nos últimos tempos...

Considero que face a isso, ter um Papa que deixa multidões apreensivas e que sabemos desde o ínicio que de inovador não há-de ter muito (e verdade seja dita...o senhor JÁ tem 78 anos), não é nada que me deixe feliz e cheia de esperanças.

Enfim, não é em vão que ele é conhecido como o Rotweiler de Deus.
 
Após ler esta notícia lembrei-me do senhor Seiça. Aquele homem domina. Contada assim não tem grande piada, mas contada pelo senhor Seiça foi o delírio. A reprografia tava cheia de alunos e nenhum ficou indiferente. Rimo-nos até não aguentar mais.

Saiu-se com esta piada.

-Sabes quem é o chefe supremo da igrela católica???

Eu: Acho que é o Ratzinger, Bento XVI.
- Não, É o Pastor Alemão
 
O senhor tem uma certa afinidade aos canídeos, estou a ver...
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
João o senhor Seiça se bem estou lembrado, é aquele senhor que está na reprografia das Físicas e que vai a todos os jogos da Académica quer seja for a ou em casa?
 
É esse mesmo. É o senhor da reprografia das físicas. Nunca o vi nos jogos da académica, mas pelo que percebi é um adepto habitual.

E já que falas da académica. Espero que hoje a académica consiga 10 jogos sem perder.
Até agora só o Porto e a União de Leiria conseguiram esta proeza.
Mas sem dúvida que vai ser dificil.
O sporting vem animado e caso vença é a primeira equipa que consegue 5 vitórias consequtivas.

Força Briosa
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?