quinta-feira, abril 28, 2005

 

O novo gigante dos céus




Não podia deixar passar em claro o facto de ontem ter sido o voo inaugural do A380, o novo gigante dos céus.
Quem me conhece sabe que eu sou um apaixonado por aviões, cheguei inclusivamente a certo ponto da minha vida seguir uma carreira de piloto de aviação civil. Acabei, após ponderada reflexão, acabei por me dedicar à engenharia electrotécnica.

Depois deste momento autobiográfico falemos sobre o novo "bicho" da airbus. São dois andares de avião, e ainda por cima não é um avião daqueles pequenos, é enorme, do tamanho de um jumbo (a alcunha do boeing 747). Pode levar até 800 passageiros, o que significa que um aldeia do interior português cabia toda dentro de um airbus A380. No entanto o avião pode ser adaptado e transportar "apenas" 500 passageiros. Nesta última hipótese, o avião pode ter restaurantes, espaços lúdicos, camas de casal e até chuveiros, coisa nunca antes vista num avião. No entanto, há alguns problemas que se põem com um avião deste tamanho. Em primeiro lugar a readaptação das mangas de saída dos aviões, em segundo a rapidez de embarques e desembarques, e por último o elevado tempo de espera que um passageiro tem que aguentar até que saiam as suas malas. Grosso modo, para além do voo seriam necessárias mais 2 horas para procedimentos de embarque e desembarque, o que a verificar-se não facilitará o sucesso deste avião. Apesar disto tudo a Airbus já tem cerca de 160 encomendas, e o primeiro voo comercial vai para os céus daqui por um ano e vai ser realizado pela Singapura Airlines.

Apesar de este ser um avião europeu, com muita pena minha Portugal não participou no projecto, podendo, no entanto vir a participar no fabrico de algumas peças, através das OGMA cuja parte do capital pertence a uma empresa que está integrada neste projecto do A380.
Este avião não deve passar por Portugal nos próximos anos. Primeiro porque os aeroportos portugueses não estão preparados e por outro lado a TAP não está a pensar em adquirir nenhum aparelho deste tipo. Mas por um lado ainda bem, porque se nas rotas europeias por vezes há longos tempos de espera no tapete das malas, num avião deste tipo era melhor montarem uns dormitórios nos aeroportos.

Fim de Crónica

P.S.: Ouvi agora uma notícia incrível na rádio. Um cineasta português está detido no Dubai por ter fumado haxixe. Como sabem o Dubai é um dos Emiratos Árabes, e em países mulçumanos fumar droga é um crime hediondo. Entretanto, este cineasta, por via de seu pai pediu ajuda ao governo português, porque está a ser vergonhosamente tratado, e outra coisa não seria de esperar. Ele há com cada coisa...

Barbaridade:
Este aviao eh para ocasioes como a fase final da taça! era so mais uma razao para sairmos de coimbra na 4ª feira!
 
Ninguém o manda consumir drogas em países cuja legislação, hábitos e costumes são o que são :| Toca os limites do bom senso...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?