quarta-feira, abril 06, 2005

 

Partiu o nosso Papa!

No passado sábado eram cerca de 21h quando recebemos a trágica notícia do desaparecimento do Papa João Paulo II. Para muitos, como eu e possivelmente a maioria dos leitores deste blog, nunca houve outro Papa. O nome Papa esteve sempre associada a esta pessoa. Penso que é algo que vai demorar algum tempo a ultrapassar.

O Papa e a juventude
Este Papa tinha um significado especial para a juventude. Era um Papa sorridente, que falava ao coração das pessoas. Por outro lado quando via a figura do Papa pela televisão parecia que uma força sobrenatural chegava até mim. É daquelas coisas que não se conseguem explicar e fazem as pessoas terem uma religião, algo em que acreditar.

Curiosidade com significado
Uma coisa curiosa àcerca deste Papa é que ao contrário da maioria das pessoas da sua idade não usa óculos, o que para mim é um sinal de juventude de espírito.

Relação com Portugal
O Papa visitou por três vezes Portugal, era um devoto de Fátima. Karol Wojtyla acredita que foi Nossa Senhora de Fátima quem desviou a trajectória da bala e que lhe salvou a vida. Eu também acredito que sim.

O que mais me inspira neste Papa
Mas definitivamente a história mais extraordinária deste Papa está relacionada com o homem que o tentou matar. João Paulo II foi à prisão, falou com o homem e perdoou-lhe. Definitivamente, uma lição que me marca no meu dia-a-dia. O homem, um turco, está preso, mas pediu que o deixassem vir ao funeral do Santo Padre em sinal de agradecimento. Pois que venha porque penso que essa seria a vontade do Papa.

Um gesto bonito
Eu não vi mas ouvi os adeptos dos dois clubes rivais de Cracóvia a gritarem pelo nome do Papa lado a lado como se fosse um jogador de ambas as equipas. Pelo que consta a emoção foi tão grande que inclusivamente outras pessoas se juntaram a este gesto invulgar, entre pessoas que normalmente se encontram para se insultarem e praticarem uma violência gratuita apenas por serem de clubes diferentes. Como a vida é bonita assim!

Sempre o número 13
Outra curiosidade prende-se mais uma vez com a presença do número 13. Se não acreditam leiam a edição de domingo do jornal Público. Mas se não se quiserem dar a esse trabalho eu digo-vos: o Papa faleceu no dia 2/4/2005 (2+4+2+0+0+5=13) às 21h37 minutos de Roma (2+1+3+7=13). Coincidências a mais não?

O Papa e Coimbra
João Paulo II visitou Coimbra por uma vez em 1982. É doutor Honoris Causa da minha universidade, facto de que muito me orgulho. Tem uma estátua em pleno centro da cidade, sinal de agradecimento pela sua passagem. Ainda hoje passei por lá, benzi-me e senti que prestei a 1ª parte da minha homenagem a este Homem. A 2ª parte é este post. Espero que a mensagem de pacificação, de reunião entre povos e religiões que o Papa tentou passar durante estes anos continue a ser pregada e que a sua forma vida influencie os católicos por muitos e longos anos.
Até sempre Karol Wojtyla.

Fim de Crónica

Barbaridade:
Opa... esta cena do 13 faz me lembrar o jogo do 24, k saia nos pakotes de batatas fritas da matutano ah uns anos atras...
poupem me...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?