sábado, junho 04, 2005

 

O vagabundo

Hoje é um daqueles dias que estou cheio de vontade de presentear-vos com um daqueles posts marivilhosos que são hábito neste blog. Infelizmente a inspiração não tem querido nada comigo nos últimos dias. O vazio de ideias que me atravessa é deveras enorme, talvez tenha a cabeça muito ocupada com os exames que estão aí à porta, imagino que não seja só eu a ter esta preocupação por esta altura, somos milhares ou talvez milhões espalhados por esse país fora, nos quartos, nas bibliotecas, nas cantinas e alguns em cafés, a esforçamo-nos, indirectamente é certo, para que o país ande para frente, mas lá no fundo os maiores benficiados somos nós. Não há nada melhor que a nossa realização.
Agora que não há futebol todos os dias na televisão o vazio de notícias é imenso. Fala-se do inevitável, da frágil situação económica do nosso país, do apertar do cinto que nos esconderam durante a campanha eleitoral, fala-se de tanta coisa e eu não presto atenção a nada. Não pude deixar passar o que vinha hoje no Público, já somos o 17º país mais rico da União. Por este andar dentro de 3 anos estamos no 25º. Estou triste, vejo o meu país a afundar-se e eu sem poder fazer nada para o levantar, é uma sensação terrível. Pensar que já estivemos à frente da Grécia, e agora estamos atrás de Chipre e da Eslovénia, meu Deus, como é possível? Não consiguimos seguir o ritmo de crescimento espanhol, nunca deviamos ter perdido esse comboio. Agora meus amigos é vê-los a passar.
Vagueio agora pela minha cabeça a trocar ideias com os neurónios, mas enfim, a lucidez não é grande a esta hora, principalmente para quem se levanta cedo, isto se compararmos com o restante da população portuguesa, aí somos recordistas, primeiro lugar isolado para os que se deitam mais tarde em toda a Europa. Com tanto canal de televisão, cinemas e DVD, o ditado "deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer" há muito que deixou de ser um hábito da população portuguesa. Não há nenhuma mente brilhante que abra um bar a horas difrente, que tente captar outro tipo de público, que proíba o fumo, que incentive os clientes a beber bebidas sem álcool, enfim somos muito pouco originais, até nos programas de televisão copiamos as fórmulas de sucesso dos outros países.
O discurso é claramente pessimista, mas há uma coisa em que somos claramente dos melhores e que a mim em particular me enche de orgulho: o futebol. Que selecção, uma das melhores do mundo, para um país pequeno como o nosso é notável. Não sei se as pessoas se aprecebem bem disso, nós temos uma selecção de futebol que países com dimensões muito maiores que o nosso não lhe chegam aos calcanhares. O que é compensado com uma medíocridade quase generalizada nas outras modalidades colectivas e não só. Falo do ténis, que é um dos casos mais estranhos. Aqui ao lado temos a Espanha campeã da Taça Davis (campeonato do mundo de ténis), com um jovem prodígio provável vencedor de Roland Garros, com alguns dos maiores talentos do mundo na modalidade, e no entanto os portugueses detentores de características genéticas semelhantes nem vê-los nos lugares cimeiros dos rakings. É no mínimo estranho.
Acho que já vagueie o suficiente. Reservo outras viagens para dias de maior insipiração.

Fim de Crónica

Barbaridade:
não gosto de cultivar o derrotismo da pátria, ainda que o possa reconhecer..
Julgo que estás algo enganado quanto a sermos os melhores do mundo apenas no futebol..e o importante será ser os melhores? O importante é sermos bons, é haver pessoas que nos enchem de orgulho pelo enorme valor que têm (que por vezes nem é reconhecido..)
Tens o Saramago, ja tiveste Bocage, A Amália, tens o grande Eduardo Serra (enorme mesmo), e teremos muito mais, e tivemos muito mais..
Tens a hospitalidade com o que nosso povo recebe todos os outros, elogiado e reconhecida por esse vasto mundo..
Tens a nossa brilhante comida,
e porra, até a cortiça temos da melhor :)

E é tudo...

Viva o pequeno, grande Portugal...

J
 
Esquecemo-nos do hóquei.
Quanto aos talentos da cultura acho que há muitos, porque para isso não é preciso estudar, é só preciso ter talento e talento há e é indiscutivelmente muito.
Outra coisa que me custa a compreender é como é que temos tão bons compositores e uma nova geração de cantores que compõe bem em inglês, e não haja nenhuma banda portuguesa com grande projecção internacional. Bem mas isto é entrar noutra discussão que merece um post, a discussão eterna sobre cantores e editoras.
 
senhor zeda vid... o senhor anda muito eskecido... deve ser dos exames mm.
entao e a maior arvore de natal do mundo?!?!?! ond eh k ela esteve?? em lisboa!!!!!!!!!
e o maior ecran do mundo?!?! para ond eh k ele vai?? parque das naçoes!!!!!!!!!!
nos somos os maiores!!
e atençao! kuando nao somos os maiores, andamos la perto... casos da ponte europa e do CC colombo!
 
Este homem em tempo de exames deparece para a vida! Já nem um post escreve! Damn Him!

Boa sorte puto
*
 
Amanhã terás novidades, vai ser o melhor post de sempre.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?