terça-feira, janeiro 17, 2006
Família Real
Caros amigos, não venho fazer um apelo ao voto em ninguém. Venho só partilhar o meu primeiro pensamento quando vi esta imagem que se encontra à vossa direita (apesar de as pessoas em causa preferirem a esquerda).
O cenário, o facto de Mário Soares estar mas abaixo que a sua esposa, típico nos retratos de uma família real, só falta mesmo aquela farda militar das casas reais e Mário Soares parecia o nosso rei.
A campanha aproxima-se da sua recta final, e tem sido marcada por algum vazio de ideias, e apenas apelos ao voto seja porque razões for.
Mas se o Presidente é uma mera figura representativa, como alguns o querem fazer então era melhor ter lá um rei. Poupava-se tempo e dinheiro em eleições. Bem podem vir lá os democratas reclamar que é um sistema pouco democrático, mas se querem lá um Presidente ele tem que fazer alguma coisa, porque para representar e identificar as cores nacionais é melhor um rei. Por falar em Rei, fiquei ontem agradavelmente surpreendido com a entrevista de D. Duarte na Antena 3. Afinal ele até sabe umas coisas, apesar daquela entoação que dá vontade de rir. Mas lá no fundo até acho que ele podia liderar o nosso reino de Portugal. Ele defendeu-se bem dizendo que alguns dos países mais avançados da Europa são monarquias e tem toda a razão. A Suécia. a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica, o Luxemburgo, a Inglaterra e a Espanha. Como exemplo contrário apontou os países da América do Sul que são todos Repúblicas onde prolifera a corrupção.
Acabei por me desviar do tema, ou então não, afinal de contas falei da família real.
Fim de Crónica