segunda-feira, fevereiro 27, 2006

 

Auto-estima elevada

Caros companheiros, não me tenho encontrado com inspiração suficiente para partilhar convosco algumas vivências, daí a irregularidade com que este espaço de opinião pública é actualizado, de resto não devo ser só eu, porque os blogues da nossa confiança, encontram-se, na sua maioria, adormecidos, à espera provavelmente de salários em atraso, o e-blogger anda muito forreta e não paga nada a ninguém!!

Este post destina-se a analisar a auto-estima do povo vizinho, os espanhóis. Eles de facto têm uma auto-estima elevada. Têm filmes e séries dobrados porque naturalmente achaTm que a língua deles é magistralmente superior, o que até pode ser bem verdade, mas o som original também é magistralmente superior, só que como eles nunca ouviram os originais quando vem mais uma dobragem já nem estranham. Têm uma família real com escandâlos menos vistosos que outras congéneres europeias e que os enche de orgulho. Têm uma situação económica estável com crescimento elevado, muito devido a um pacto abragente entre patrões e sindicatos numa altura em que era preciso investir numa economia forte. Motivos de sobra para que tenham uma auto-estima que rebente com qualquer português.
Veja-se então um pequeno exemplo. Pela primeira vez na história do basquetebol espanhol, um jogador deste país foi convocado para o jogo das estrelas da NBA, vulgo All-Star Game, de seu nome Pau Gasol. Este jogador, pelo qual tenho enorme estima e admiração por se ter sagrado campeão do mundo de juniores em Lisboa no ano de 1999, entrou nervosíssimo, com dificuldades para segurar a bola e não fez um único ponto por manifesto nervosismo, porque ele tem qualidade. No dia seguinte dirigi-me ao site do As para ver as notícias do mundo desportivo e consultar uma secção que eles chamam "la ultima", quando me deparo com a seguinte afirmação "Gasol maximo reboteador del All-Star", o que traduzindo quer dizer que o Gasol foi o melhor ressaltador do All-Star. Que grande lata, após uma exibição daquelas vir dizer isto, e o resto? Mais ainda, no dia seguinte estava escrito no mesmo site "La NBA se rinde a Gasol", que numa tradução mais rebuscada quer dizer "A NBA rende-se a Gasol". Este render é obviamente em relação ao seu talento e qualidade. Mas o que é isto? Andam a brincar só pode...
Imaginem agora se fosse um atleta português. O que diriam. "José Gonçalves acaba o All-Star Game em branco" é uma possibilidade. É tudo uma questão de ponto de vista e auto-estima. Ou não?
Não me venham com histórias que devíamos pertencer a Espanha e tal. Eu gosto muito de ser português, nós não somos nada menos que eles.

Fim de Crónica

Barbaridade:
A única razão pela qual nós não dobramos os filmes é por não termos uma indústria adequada, mais nada. Não é em vão que França, Alemanha, Itália, etc etc dobram tudo.
Obrigado sub-desenvolvimento, eu deixei de ver televisão desde que vim para Espanha.
Auto-estima elevada? Sim sim, eles têm isso up up away...roça o irritante o orgulho espanhol (e pior o catalão), mas duas coisas são inegáveis: vive-se bem em Espanha! e é mesmo bom ser português!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?