terça-feira, maio 08, 2007

 

Dia 4 - Venda da pasta e subida ao palco 6h18

Acordar foi difícil, muito difícil, mas naquele vai, não vai, foi, não porque me tivesse comprometido com algo, mas porque queria mesmo fazer esta venda da pasta.
Não sabia o que era a venda da pasta até há pouco tempo, uma falha grave, mas compreensível para quem nunca passou os olhos por cima do código da praxe, e nem sequer tem esse livro entre os figurantes das suas prateleiras. A casa de infância Elysio de Moura situada na alta de Coimbra, entre o Centro Universitário Manuel da Nóbrega, vulgo CUMN, e a Filantrópica, acolhe raparigas que não têm possibilidades de ficar junto das suas famílias e todos os anos se fazem pastas em miniatura que se vendem para angariar fundos para esta casa. Cerca das 10h, juntei-me a Ana Rita, companhia para este duro trabalho de vender pastas e à Tatiana, rapariga que vive na casa Elysio de Moura. Para dizer a verdade, o não conhecer bem os motivos desta instituição deixou-me um pouco atrapalhado ao início, mas aos poucos comecei-me a desenrascar, e as pastas começavam a ser vendidas. Bastantes pessoas dirigiam-se mesmo a nós para comprar as pastas, bastante mais conhecedoras da tradição do que eu próprio. Recordo particularmente um senhor de uma ourivesaria na baixa que disse estar à nossa espera e que nos recebeu de uma maneira especialmente simpática, e até atestou o nosso pequeno depósito de água. É claro que os progenitores também dão uma ajuda, e a passagem pelos respectivos postos de trabalho proporcinaram um rápido encher do queijo onde se depositam os donativos. Segue-se almoço no restaurante à escolha da Tatiana, que por acaso escolheu o mesmo que outros colegas, o McDonald's da Praça da República, que de renpente se tinha transformado numa cantina de vendedores de pastas. O saco das pastas já ia um pouco para o vazio, e houve possibilidade de reabastecer junto de outros vendedores. Mais um voltinha mais uma pastinha vendida e assim foi até à hora do lanche preparado pela comissão organizadora da Queima das Fitas. Aí deu para perceber que há muito mais raparigas a deixar as suas camas para vender pastas do que rapazes, foi assim um agradável fim de dia.
Jantar em casa, pela segunda vez na queima. Há a tradição dos finalistas subirem ao palco no dia da sua faculdade. Segunda é o dia da faculdade de ciências e tecnologia, e havia essa expectativa da minha parte. Dados os preparativos para o cortejo do dia seguinte, já havia muitas batinas que tinham ficado em casa decoradas a preceito para o efeito e pouca gente para subir ao palco. Mas antes concertos de Linda Martini, Xutos e Estudantina. Os Linda Martini puxaram pouco pelo público, os Xutos dinossauros da Queima tiveram uma actuação ao seu estilo com muitas músicas desconhecidas, por fim a Estudantina a tuna que mais aprecio, ao seu nível, com o Jacaré Hugo Repolho na pandeireta. Pensava que chegaria cedo a casa, mas quando a Estudantina saiu do palco já eram mais de cinco horas de terça-feira, e por fim era chegada a vez dos finalistas. Não éramos assim tantos, mas acho que quem foi para casa fez mal, porque para quem não é artista não pode aspirar a pisar o palco mais vezes e há que aproveitar esta. Mais umas fitas abanadas, uns f-r-a's, uns saltos e uma corrida em direcção aos 15 resisitentes da fila da frente que ainda se encontravam por ali. Já era bem tarde, e para um dia que tinha começado tão cedo não estava nada fácil. Mas foi bom subir ao palco.

Fim de Crónica

Barbaridade:
ola!para quem anunciou que ia fechar o blog!uma descrição da tua vida na semana da queima parece me bem:)
É verdade custou sair da cama mas foi gratificante:) porta mo nos mto bem, alias tamos de parabens:) foi uma venda da pasta inedita e a melhor de sempre e nós participamos:)
Ha mta falta de informação acerca deste evento da queima e nota se mto que os cursos de ciencias nao abundam nesta iniciativa:)
Foi um dia 5 estrelas com uma companhia ainda melhor:P lol
Ao contrario de ti sou uma fraca n aguentei e n subi ao palco nem abanei as fitas como queria, mas eu ando de saia e custa mto mais:)
brigada pela companhia neste dia
novamente Parabens para nós:)
beijinhos
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?