sábado, maio 28, 2005

 

A Morte

A morte é um tema obscuro do qual não temos vontade de falar, o qual associamos ao sofrimento e por isso fazemos tudo para evitá-la.
A morte também pode ser causadora de medos, saber que deixaremos tudo o que construímos até então é uma sensação horrível. Felizmente nunca passei por uma situação dessas, mas não poucas vezes me passam pela cabeça ideias como:"se eu tivesse a certeza que iria morrer como é que me iria sentir?" Não sei se isto faz muito sentido, porque se a morte for rápida não nos passará nada pela cabeça, se por outro lado a morte for lenta o nosso sofrimento seria concerteza maior porque estariamos a arrastá-lo no tempo. Por isso já varias vezes comentei que se pudesse escolher escolhia uma morte rápida e silenciosa. Por exemplo deitar-me num dia e acordar no dia seguinte junto de Deus.
Agora toquei noutro ponto sensível. Supostamente depois desta passagem pelo mundo dos vivos virá o melhor, assim dizem as várias religiões. Então, mas porquê este receio tão grande em deixar o mundo dos vivos e levitar? Eu acho que vamos achar sempre que o nosso trabalho está incompleto, pelo menos enquanto formos jovens, ou enquanto trabalharmos. É com este espiríto de missão que encaro o dia-a-dia, de ter alguma coisa para cumprir deste lado, e sinto claramente que não cumpri o que me foi destinado por Deus, por isso peço-lhe para que me guie até ao que ele destinou para mim, e já agora que me deixe ficar por aqui mais alguns anos.
Agora surge-me outro dilema. Se a morte pode ser rápida e silenciosa, porque não aproveitar cada momento que vivemos? É sem dúvida uma questão interessante, mas eu acho que ao tornarmo-nos uteís para a sociedade, estamos a aproveitar o momento, pelo menos eu acho que isso dá um gozo enorme. É melhor assim do que andarmos a parazitar, sem objectivos só a viver o momento.
Já desabafei tudo o que tinha dizer sobre este assunto, sinto-me sem dúvida melhor.

Fim de Crónica

Barbaridade:
O medo do desconhecido... Uma pessoa quando não conhece receia. Uma criança quando está pela primeira vez num espaço que não conhece não se sente à vontade, tem medo. Desde os primórdios que o homem tem vindo sempre a arranjar explicações para tudo, incluindo para a sua existência...para a questão "e depois?"
Continuamos sem saber. Talvez daqui a muiiiitooooo tempo alguém se deite e pense "Txi..não saber o que vem depois..." como nós hoje pensamos "não conceber a ideia de elevador...q anormalidade".
Talvez nunca se saiba. Talvez não haja nada para saber e nós apenas precisemos de acreditar.
Talvez eu devesse ir dormir..amanhã tenho um longo dia para viver...
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Um filosofo, de seu nome Martin Heidegger, dizia que o ser autêntico, que tornava a sua exsitência com o máximo sentido, era o "ser para a morte". E sendo autÊnticos, somos angustiados..
Sendo essa a nossa única certeza, ele dizia que a única maneira de sermos autênticos era olharmos para dentro de nós como um ser cujo coração inevitavelmente parara um dia de bater..
Facto - morremos.
ConsequÊncia - alieamo-nos..
E é isso que somos..Seres alienados.. Uns encontram na religião um propósito, um escape, um refúgio, uma forma de não nos sentirmos sozinhos, fragilizados e desprotegidos..
Uma ilusão? Aqui entra o subectivismo, tema que prefiro não abordar..
Outros, encontram esse refúgio na ciÊncia, na "evolução", numa concretização material.. Enfim..
Outros são autênticos aliens, como se tivessem sido resgatados de outro planeta e que no nosso, apenas cá estao para ver o tempo a passar por eles sem darem conta..
Mas no fundo, a ideia mais pragmática de olhar para a questão, é que no limite, todos nos alienamos de uma forma mais ou menos esclarecida de que a única certeza que temos, é a morte.
Claro que o estado racional, dá-nos a capacidade do "julgamento", opiniar em relaçao a um valor, a uma contribuição mais ou menos válida para o mundo em que estamos, em que vivemos.. Mas mais uma vez, e outra vez no limite, não será mais que isso, mais que uma mera opinião, porque no fim, é inevitável que termine..

Penso que a questão mais importante no que diz respeito À eventualidade de amanhã não acordarmos, é perguntarmo-nos a nós próprios se fizemos, até então, tudo o que queriamos..
E como a resposta será eternamente "NÃO", então teremos sempre medo!

"Life without fellings, it's like watching the clock ticking..till it stops.."

J
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?