quarta-feira, março 23, 2005

 

Coimbra capital mundial do livro 2007

Quando os jogadores pertencentes aos quadros do Olivais lerem este post terão uma sensação de que sabem do que isto vai falar.
É verdade, a CMC apresentou uma candidatura a este evento de importância inegável. Coimbra, tem uma universidade com mais de sete séculos de história, uma das mais atingas da Europa. É, por isso uma cidade em que a importância do livro é por demais evidente. Fonte de conhecimento e um dos mais importantes instrumentos de trabalho para estudantes e professores, os livros são sem dúvida um veículo de passagem de conhecimento que nunca desaparecerá apesar dos formatos digitais que nos invadem. Os livreiros da cidade mostraram-se satisfeitos com a ideia e espera-se a todo o momento uma conferência de imprensa por parte do representante dos dicionários Oxford, representante máximo (ou não) dos livreiros de Coimbra.
Pela minha parte fico muito contente se este evento vier para Coimbra, pena é que eu esteja há quase um mês à espera de um livro que encomendei numa livraria da cidade do conhecimento, enfim o que posso eu fazer.

Fim de Crónica

 

Crónica desportiva

Tarde e a más horas mas finalmente chegou, eis a crónica dos acontecimentos desportivos do fim de semana, sendo que este fim de semana o meu acompanhamento às equipa que aqui damos conta não foi de todo possível. Resta dizer que jogaram todas fora de casa.

EB Porto 95-59 Olivais Coimbra: despedida ingrata do Olivais deste escalão que o acolheu nos últimos anos. Não há grandes comentários a fazer, a não ser dar os parabéns aos jogadores desta equipa que defenderam sempre com honra e dignidade as cores do clube. Não foi possível há que tentar o regresso na próxima época.

Basquéte Barcelos 56-85: o tal jogo que se disputou às 11h00 da manhã até correu bem apesar de tudo. Do jogo pouco se sabe, ouviu-se falar mais do autocarro de 50 lugares que transportou os jogadores e algumas pessoas que fizeram o sacrifício de ir para Barcelos às 7h00 de domingo para ver os seus ídolos jogarem e ainda por cima tiveram a oportunidade de compartilhar com eles o mesmo autocarro. Vários episódios foram-me chegando aos ouvidos desta viagem mas como é óbvio são do domínio privado e não vão ser aqui relatos. O Olivais encontra-se em situação priveligiada para passar à fase seguinte, no entanto, há que aguardar o desempenho do ED Viana os 2º's classificados por esta altura.

União de Leiria 1-2 Académica/OAF: vitória importante e saborosa da Académica na sua visita a Leiria. Apoiada por alguns milhares de pessoas que decidiram viajar até Leiria a Académica iniciou o jogo de forma fulgurante com um remate de Roberto Brum à trave. Aos 16 já vencia por 0-2 com golos de Paulo Adriano e Dário, que lançaram a locura no adeptos de Coimbra. Como era de esperar a reacção do Leiria fez-se sentir na 2ª parte, e resultou num golo que nos obrigou a sofrer até ao fim, mas pronto lá se conseguiu agarrar a vitória com as duas mãos e continuar a acreditar no que parecia uma miragem.

Fim de Crónica

sexta-feira, março 18, 2005

 

Calendário desportivo do fim de semana

Esta rubrica semanal foi antecipada devido ao facto de um dos jogos das equipas que acompanhamos ter sido antecipado para hoje.
A equipa sénior do Olivais desloca-se a Matosinhos para defrontar o EB Porto. No jogo da primeira volta, realizado há pouco mais de uma semana o Porto venceu devido ao poder físico dos seus atletas. Resta saber que atletas vão apresentar desta vez. O Olivais apresenta várias baixas quer por motivos pessoais dos jogadores quer por lesões.
Os juniores A deslocam-se a Barcelos no domingo às 11h00 da manhã. Devido à insanidade dos dirigentes deste clube este jogo torna-se ainda mais perigoso. Quem é que se lembra de marcar um jogo com uma equipa que tem de vir de Coimbra no dia do jogo para as 11h00 da manhã. Em duas palavras profudamente lamentável. No entanto, isto que não sirva de desculpa para um eventual desaire, esta equipa tem condições para efectuar um jogo ao nível que nos habitou, e trazer uma vitória que significará um passo mais em direcção à vitória neste grupo da taça nacional.
A Académica-OAF apresenta algumas baixas para jogar em Leiria no próximo domingo. Um jogo que é mais uma final na caminhada da Briosa rumo à manutenção. Neste jogo pode ser verificado o facto de a equipa visitante ter maior número de adeptos que a equipa visitada. Feito notável já que o visitante é o último e não se trata de uma equipa das chamadas grandes. De destacar que dos bilhetes à venda a 5 euros 1 euro é cedido ao ex-jogador João Manuel que actuou precisamente por ambas as equipas e que padece de uma doença do foro neurológico.

Fim de Crónica

quinta-feira, março 17, 2005

 

Cabo Verde na União Europeia

Caros leitores, numa iniciativa nunca antes vista queria sugerir que dessem a vossa opinião sobre este tema que nos últimos dias tem suscitado atenções, devido a alguns políticos terem sugerido esta hipótese.
Na minha opinião este é um argumento para fazer com que Portugal nunca seja o mais pobre da Europa. Diz, quem já visitou Cabo Verde que os seus habitantes são muitíssimos perguiçosos, ainda piores que os portugueses.
Os especialistas dizem que Cabo Verde é um arquipélago do Atlântico Norte como as Canárias e a Madeira, mas há uma pequena diferença, Cabo Verde é um país independente.
Por último se Cabo Verde entrasse na UE, e aderisse posteriormente ao euro seria o fim do escudo, porque este é único país que actualmente tem o nome escudo para nome da sua moeda, ou seja, o escudo caboverdiano.
Agora é a tua vez de deixares a tua opinião!

Fim de Crónica

terça-feira, março 15, 2005

 

O que tenho a dizer sobre este blog

Já ontem estive para enviar um comentário sobre este tema. Não o fiz pelo simples facto de que escrevi a crónica integrada na crónica desportiva, mas achei que não fazia sentido divulga-las juntas.

Estive a reflectir seriamente sobre este blog. Ao fim de 2 meses de existência acho que é altura de balanço. Quando um conjunto de pessoas idealizou este blog estavam a contar desenvolver um blog de humor relatando conversas diárias que decorreriam entre os bloggers. Bloggers que escreveriam sob um pseudónimo e que assim não seriam facilmente identificados. Optei por não utilizar esta fórmula. Primeiro porque acho que quem escreve deve ser responsável pelo que escreve, depois porque é mais fácil falar de actulidade do que trazer conversas diárias que provavelmente só têm piada dentro de um determindado contexto. Tentei trazer algumas pessoas para o blog, infelizmente apenas conto com um pseudo colaborador, porque na verdade só escreveu um texto. A minha abordagem aos temas da actualidade tenta sempre dar o seu toque de humor, infelizmente a avaliar pelo nº de leitores deste blog, não tem sido muito feliz esta entrada na blogosfera.
Por outro lado, este blog, apesar de formas diferentes, nasceu ao mesmo tempo do 1215, e por tentar ocupar alguma da sua faixa de audiência não tem tido muito sucesso. Quero agradecer ao Pipo pelos seus comentários, e por ser a única pessoa para além de eu próprio que lê o blog.

Como devem compreender a minha motivação para aqui escrever já não é a mesma, as crónicas são muito espaçadas e se calhar não falam dos mesmo assuntos que falavam no início.

Gostaria que deixassem a vossa opinião sobre o blog, se acham que devo continuar ou não, algum tipo de sugestão. É essencial a vossa opinião porque estar escrever para eu ler, mais vale guardar os pensamentos para mim em vez de estar para aqui a ocupar-vos o tempo.

Estranho é que há pessoas que vêm o endereço do blog todos os dias no messenger e ainda não perceberam que é para virem cá comentarem e deixarem a sua opinião. Através de boas opiniões posso fazer convites para entrarem para o blog.

Fim de crónica

segunda-feira, março 14, 2005

 

Crónica desportiva do fim de semana

Como repararam esta semana devido a motivos de força maior não houve o anuncio do calendário desportivo do fim de semana peço desculpa pelo facto.

Quanto à crónica, vamos começar pelo Olivais Coimbra-CAB B. Uma vitória tranquila por 25 pontos e que premeia o esforço dos olivanenses em querem despedir-se do seu público com uma vitória. Destaque para uma jogada do atleta João Rosado que depois de na última 4ª feira ter colado à tabela um cesto certo de Rodrigo Mascarenhas, fez uma jogada digna de figurar entre as 10 melhores da NBA. Passou pelo seu adversário, fez o chamado "two handed slam" e ainda tirou uma falta ao adversário. Fico demonstrado que esta equipa do Olivais merecia outro destino, mas pronto, como diz o outro é vida...

Académica/OAF-Rio Ave FC: Um jogo mau, um relato mau, uma tarde cinzenta e um empate que em nada agrada à Briosa, mas que ainda assim não a impede de sonhar em manter-se na superliga. Destaque para Franco, jogador do Rio Ave que cumpriu o seu jogo 69 com a camisola do Rio Ave.

Olivais Coimbra-ED Viana: Vitória tranquila, mais uma, do Olivais que caminha invicto na taça nacional e a caminho, assim se espera da final 4. Só falta defrontar uma equipa, e o Olivais mostrou-se superior às outras 4, portanto penso que temos legitimas aspirações em que esta equipa vá longe.

Fim de Crónica

quarta-feira, março 09, 2005

 

Portugal fica acordado até mais tarde

Segundo um artigo publicado pelo jornal "Público" os portugueses são os que se deitam mais tarde em todo o mundo.
O estudo feito pela empresa ACNielsen revela que apenas 25% dos portugueses vão para a cama antes da meia noite. Para além de Portugal, os outros países europeus que aparecem em lugares cimeiros são a Espanha e a Itália como não podia deixar de ser. Para além dos países mediterrânicos são os Asiáticos de se deitam mais tarde, nomeadamente os taiwaneses, coreanos e hongkonguenses (acabei de inventar esta bela palavra!). Do outro lado da medalha estão os australianos e os neozelandeses que vão para a cama bem cedinho - 24% e 19% respectivamente, estão na cama às 22h00. Ao contrário dos países mediterrânicos, a maioria dos países europeus tem hábitos de levantar bem cedinho."Alemanha (64 por cento), Áustria (64 por cento), Finlândia (63 por cento) e Noruega (62 por cento)", estas cotas são relativas ao número de pessoas que já está de pé às 7h00.
Mesmo sendo dos que se deitam mais tarde os portugueses não são dos que se levantam mais cedo. Neste aspecto são superados pelos taiwaneses. Os que dormem mais horas são os australianos e neozelandeses.

Há algumas conclusões e interrogações interessantes a retirar do estudo. A primeira é: mas o que raio ficam os portugueses a fazer até tão tarde? Nada de jeito concerteza, senão o país não andava como anda. Por outro lado vemos que os países europeus que se levantam mais cedo são dos que têm maiores taxas de produtividade, o que me leva a concluir que a assembleia de república deve aprovar uma lei no sentido de toda a gente se levantar às 6h30 e acabar com a televisão depois da meia noite. Por último, há o caso dos australianos que sinceramente muito me intriga. Pelos vistos são uns sornas do caraças e conseguem manter o país com altos indíces de produtividade. Dá-me ideia que este é o caminho, dormir mais de 9h por noite!

Fim de Crónica

 

Crónica desportiva do fim de semana

Devido a problemas a que o keresoleo é totalmente alheio - ou então não - esta crónica é publicada apenas hoje. Pedimos desculpa pelo atraso.

Olivais Coimbra 97 - 75 Vale de Cambra: Um jogo dominado pela equipa da casa principalmente durante os 3 últimos períodos. A equipa do Olivais soube explorar a sua melhor arma, o contra ataque, e beneficiou do facto de a equipa vistante não acertar com o tiro exterior. Por outro, lado a equipa da casa soube batalhar de igual para igual na luta dos ressaltos, o que normalmente assim não acontece. Destaque ainda para o regresso de Ricardo Santos que andou seis meses por terras de Ataturk - leia-se Turquia - onde cumpriu um período de treino com o Elfes Pilsen, a melhor equipa do basquetebol turco actual. Sendo assim ainda há uma restea de esperança para a manutenção da equipa do Olivais neste escalão. Mas para tal tem que ultrapassar hoje a sempre difícil equipa do Porto hoje à noite no pavilhão do Olivais.

Marítme Futebol SAD 1 - 1 Académica/OAF: Um jogo muito parecido com o do Gil Vicente. Golo de Marcel nos minutos iniciais e depois foi defender o resto do jogo e tentar sair em contra ataque. Estratégia que foi conseguida apesar de tudo. A Académica dispôs de várias ocasiões para aumentar a vantagem, mas infelizmente tal não aconteceu. O Marítme como lhe competia veio para a frente e criou inúmeras oportunidades, mas só ao minuto 89 marcou, quando a Briosa se encontrava reduzida a 10 por expulsão de Roberto Brum, um elemento fundamental na manobra da equipa.

Gumirães 62 - 72 Olivais Coimbra: A equipa do Olivais somou a terceira vitória em outros tantos jogos a contar para a taça nacional de juniores A. Segundo relatos de presentes o jogo foi bastante duro, houve "chouriços" até dizer basta e pontos somados à equipa da casa no intervalo, tudo isto com a complacência da equipa de arbitragem. Mas o espiríto de equipa e o sofrimento dos jogadores superaram as adversidades e tornaram possível esta vitória num dos terrenos mais difíceis do campeonato. Peço desculpa aos nossos amigos do 1215 pela utilizaçã0 de algumas da suas expressões, mas não há-de ser nada.

Fim de Crónica

sábado, março 05, 2005

 

Calendário desportivo do fim de semana

Bom, eis o regresso desta rúbrica para mais um fim de semana agitado em termos desportivos.
Comecemos pelo jogo da equipa sénior masculina do Olivais que recebe o Vale de Cambra no seu pavilhão, hoje pelas 17h45. É um jogo decisivo e naturalmente pede-se a comprência de todos os sócios e simpatizantes que puderem dar apoio à sua equipa. Quanto ao adversário, o Vale de Cambra é uma equipa do mesmo campeonato do Olivais, embora esteja alguns furos acima na classificação o que permite jogar com outra tranquilidade. A equipa do Olivais vai jogar sobre pressão porque um resultado negativo atira, praticamente, os olivanenses para a CNB2.

No domingo a equipa da AAC/OAF desloca-se ao Funchal para defrontar o Marítimo, ou como dizem os seus sócios Marítme. É um jogo difícil, frente a um adversário que luta pela Europa, e que ainda não perdeu em casa para o campeonato. No entanto, Nelo Vingada não quer deixar escapar mais pontos, foram 2 os que voaram nos últimos minutos com o Setúbal, e certamente deixariam a equipa mais tranquila. De destacar o elevado número de adeptos da Briosa que são esperados na Madeira, isto porque a Mancha Negra comemorou esta semana 20 anos e um dos momentos das comemorações é precisamente a viagem à Madeira.

Ainda no domingo a equipa de Juniores A do Olivais desloca-se a Viseu para defrontar o Gumirães (não confundir com Guimarães). A equipa do Gumirães perdeu em casa com o último adversário do Olivais - o Guifões - que saiu de Coimbra com mais de 30 pontos na bagagem. Seria muito estranho se o Olivais perdesse, mas infelizmente pode haver factores alheios que condicionem o resultado, mas os jogadores do Olivais já estão mentalmente preparados para esse cenário e esperam trazer de Viseu a 3ª vitória em 3 jogos.

 

Tubos de smarties substituídos

Esta é a novidade da semana os velhinhos tubos de smarties de cartão redondos vão ser substituídos, anunciou a Nestlé, empresa que produz os famosos discos de chocolate, tão apreciados por crianças e jovens.
A substituição dos tubos de smarties enquadra-se numa estratégia de marketing que tem por objectivo rejuvenescer este produto. O velhinho tubo vai ser substituído por um prisma hexagonal, que garantem os responsáveis da marca suíça da alimentação, vai ser um sucesso junto dos consumidores.

Fim de Crónica

quinta-feira, março 03, 2005

 

Quinta dos travestis

Tive ontem a infelicidade de ter de comprar o Correio da Manhã (CM) pois o meu avô está a fazer colecção do bingo que vem com o jornal. Para além das notícias de actualidade, e sensacionalistas que são apanagio deste tabolóide português ao melhor estilo britânico, este diário tem uma secção de tv&media. Ao abrir esta secção vejo que fala da quinta das celebridades II, e da sondagem a concorrentes. Nesta secção vinha a Nádia, vencedora do Big Brother inglês, que antes de se mudar para Inglaterra chamava-se Jorge. Este ou esta, depende do ponto de vista diz que está à espera de uma proposta da TVI. Eu acho isto profudamente lamentável, como é que esta criatura pode ir para um programa de televisão só por ter mudado de sexo, isto é inverter a lógica e dar um mau exemplo à sociedade. Quem sabe se não há algum maluco(a) com essa ideia de aparecer na televisão e siga pelo mesmo diapasão, é profundamente lamentável dar exemplos destes. Ainda por cima num canal que dá a missa ao domingo de manhã, mas qual é coerência destes senhores? O Castelo Branco ainda se podia compreender porque as pessoas achavam-lhe piada, mas estes ou estas podem muito bem não ter piada.
Mais grave ainda, foi ter vasculhado o site do CM e ter descoberto que eles andam a ponderar por lá outro ou outra, desta vez um brasileiro/brasileira. Eu acho que isto ainda vai acabar numa cena de panelerisse(desculpem pelo termo grosseiro)/lesbianismo entre os dois/as duas.
Conclusão: entre estes/estas mais vale porem lá o Castelo Branco outra vez.

Fim de Crónica

This page is powered by Blogger. Isn't yours?