segunda-feira, outubro 31, 2005

 

Bolinhos e Bolinhós

Bolinhos e Bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados,
À porta da santa cruz, truz, truz...
A senhora está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de vir cá fora
Para nos dar um tostãozinho ou um bolinho.



Velhos tempos. Como o tempo passa. Um saúdo especial a todos os meus vizinhos que partilharam comigo estes momentos.

Fim de Crónica

 

Porquê?

Hoje apetece-me escrever. Dias há que não tenho nada de verdadeiramente inspirador que me motive a vir aqui partilhar convosco as minhas emoções. Porquê?

É assim, há dias que acordamos e tudo nos corre bem, outros em que me pergunto por que saí de casa. Há coisas inexplicáveis. Ou por outra, há explicações mas eu não as tenho, não sou psicólogo longe disso. Limito-me a procurar respostas no dia-a-dia para as minhas questões. Talvez por isso seja um assíduo frequentador da casa de Deus. É uma casa confortável posso dizer-vos. Não é quente, na maior parte das vezes não é nova, mas é confortável. A paz que sentimos ali faz-nos sentir imunes a qualquer interferência exterior. São estes os pormenores que tornam o nosso quotidiano delicioso.
Gosto dos promenores, as coisas com que pouca gente se preocupa. Aqui deixo uma lista de pequenas subtilezas semanais, que dependem certamente do local onde eu vivo.

Domingo: Dia de ir à missa. Jogo do campeonato italiano na Sporttv às 14h para bater a sorna depois do almoço.
Segunda:Termina a jornada da Liga Portuguesa. Dá o Dia Seguinte na sic notícias, quem nunca viu não sabe o que perde.
Terça: Há jogos da liga dos campeões. Dá o trio de ataque na rtpn, quem nunca viu é melhor não ver depois de ver o dia seguinte.
Quarta: Há publicidade nova nas paragens de autocarro. Há jogos da liga dos campeões.
Quinta: Há jogos da taça uefa. Novos filmes no cinema. O aspirador de rua aspira a minha rua.
Sexta: Começa mais uma jornada da liga portuguesa. Dia reservado para as greves marcadas pelos sindicatos.
Sábado: Há jogo do chelsea às 15h na sporttv. Mourinho consegue a sua n-ésima vitória. Não há recolha de lixo.

Reparem que já não consigo escrever uma crónica que não fale de futebol. Estou mal preciso de um psicólogo e de uma namorada.

Fim de crónica

sexta-feira, outubro 28, 2005

 

Prémio Luís Campas

Como é hábito à 6ª feira aqui fica a classificação actualizada do Prémio Luís Campas:


Até 6ª jornada ZD ZP 7ªjornada TOTAL
Luís Castro 48 4 3 2 53,5
Juca 38,5 3 2 -1 40
Carvalhal 24,5 5 4 11 40
José Gomes 38,5 3 3 -3 38,5
Jaime Pacheco 36,5 2 1 -4 34
Peseiro 26 4 4 2 32
Zé Mota 23 4 3 4 30,5
Nelo Vingada 17,5 4 5 7 29
Ulisses Morais 20 2 2 4 26
Toni 16 3 3 5 24
Cajuda 13,5 3 3 5 21,5
Sousa 21 1 1 -3 19
Carlos Brito 7,5 3 4 4 15
Paulo Bonamigo 9 1 2 -1 9,5
Koeman 8,5 0 2 -2 7,5
Norton de Matos 0,5 2 0 5 6,5
Jorge Jesus 7 0 2 -3 5
Paulo Bento 0 2 4 2 5
Manuel Machado -3 3 2 5 4,5
Co Andriaanse 7 1 0 -4 3,5
Jesualdo -8,5 0 0 -4 -12,5

Esta classificação já tem em conta o despedimento de Carvalhal que somou bastantes pontos nesta semana e aproximou-se dos primeiros lugares. Curioso que dos treinadores que ocupam posições cimeiras já poucos se encontram no activo. Para a semana há mais.

Fim de Crónica

quinta-feira, outubro 27, 2005

 

Crónica desportiva

Bem vindos ao maior clássico postífico do nosso blog.

Esta semana foi difícil. Foi uma das duas semanas santas dos estudantes e por essa razão é difícil estar em cima da actualidade desportiva.
A muito custo conseguimos estar presentes no estádio cidade de Coimbra, para acompanhar com isenção os acontecimentos do jogo da nossa Briosa. O jogo começou bem, entrei para o estádio estava o Marcel à minha espera para marcar o livre que deu o primeiro golo da Briosa. Aguentámos o ritmo durante mais cinco minutos. De seguida, foi um autêntico descalabro, o Leiria tomou conta do jogo, e foi melhor equipa. Ainda assim não criou muitos calafrios depois de ter empatado. A saída de Nuno Piloto foi decisiva. A partir desse momento em que Nelo Vingada tudo arriscou para dar sequência a duas vitórias consecutivas, a Académica permitiu que o Leiria criasse várias oportunidades. Fábio Felício num pontapé portentoso fez o 1-2. Logo de seguida uma grande jogada de futebol em que a bola passou por praticamente por todos os jogadores do Leiria, Ferreira fez um golo num belo gesto técnico. Saí do estádio mais cedo, não acreditei que tivéssemos possibilidade de dar a volta. Em duas palavras frus trante.

Ontem foi orgásmica a reviravolta da Briosa. A 6 minutos dos 98 que viriam a ser jogados a Briosa perdia por 0-2, mas Joeano e Hugo Alcântara conseguiram empatar nos instantes finais. Já no prolongamento Hugo Alcântara com uma bicicleta virou por completo um jogo que parecia perdido e lançou a locura nos adeptos da Briosa. Grande vitória. Quero acreditar que esta vitória vai ter sequência no campeonato.

Uma palavra final para os nosso amigos do Olivais Coimbra que cilindraram a Naval por 46 pontos, creio não estar enganado, e assim arrancaram em beleza nesta CNB2 da qual esperam sair no final da época.

Fim de Crónica

segunda-feira, outubro 24, 2005

 

O coelho telecomandado

O senhores japoneses da Hitachi não têm nada para fazer. O que é típico dos japoneses. E mais típico dos japoneses é porem-se a inventar coisas no tempo em que deviam estar a massagar a parte exterior do escroto. Isto normalmente não dá grande resultado e eis que estes senhores chegaram à invenção do coelho que é telecomando. Este coelho muda de canal ao comando da voz, e tem um ecrã que lhe sai dos olhos para fora. Enfim uma verdadeira inutilidade, principalmente para os reformados portugueses que insistem em colocar o telecomando perto da televisão em vez de o levarem consigo para o sofá. Assim levantam-se e mudam de canal como se fosse uma televisão dos anos 80.
Definitivamente estes senhores da Hitachi deviam passar mais tempo a passar as unhas pelas zonas junto aos órgãos genitais onde sentem comichão.

Fim de Crónica

sexta-feira, outubro 21, 2005

 

Prémio Luís Campas


Até 6ª jornada ZD ZP 7ªjornada TOTAL
Luís Castro 38 5 5 5 48
José Gomes 37 4 3 -2 38,5
Juca 33 4 3 2 38,5
Jaime Pacheco 31,5 4 2 2 36,5
Peseiro 11 5 5 10 26
Carvalhal 15,5 4 4 5 24,5
Zé Mota 13,5 4 3 6 23
Sousa 12,5 3 2 6 21
Ulisses Morais 11,5 4 3 5 20
Nelo Vingada 21,5 0 0 -4 17,5
Toni 9,5 4 1 4 16
Cajuda 14 1 0 -1 13,5
Paulo Bonamigo 5 2 2 2 9
Koeman 12,5 0 0 -4 8,5
Carlos Brito 9 1 0 -2 7,5
Jorge Jesus 8 2 0 -2 7
Co Andriaanse -3,5 5 4 6 7
Norton de Matos 4 0 1 -4 0,5
Manuel Machado -4,5 2 1 0 -3
Jesualdo -5,5 0 0 -3 -8,5

Ora aí está a classificação actualizada do Prémio Luís Campas que muitos reclamaram durante a semana. Para dizer verdade ninguém reclamou, mas eu fiz questão que este prémio paracesse mais importanto.
Destaques a subida vertiginosa de Peseiro, que a menos que algo de catatrófico aconteça deve ficar por aqui. Luís Castro está cada vez mais isolado na lidrança, e perfila-se como um sério candidato a este prémio, mas até ao lavar dos cesto é vindima, portanto veremos o que se vai passar daqui para a frente. Deixo-vos até à próxima semana.

Fim de Crónica

terça-feira, outubro 18, 2005

 

Crónica desportiva

Esta é a crónica desportiva que sempre quis fazer. Tive de esperar toda a vida por ela, porque desde que me lembro de ver jogos da minha Briosa, ainda nunca tinhamos ganho nenhum jogo na casa de um chamado grande, e eu vejo jogos da Briosa desde 1995, mais coisa menos coisa.

Foi numa tarde de Outouno que os rapazes de Vingada paritiram da Lusa Atenas para conquistar pontos à jaula do leão. Não foi um jogo brilhante, longe disso, muito por culpa do Sporting que por mérito da Briosa, que armou uma teia da qual o Sporting mostrou manifesta incapacidade para se libertar. Um meio campo coeso, cimentado na liderança de Roberto Brum, no voluntarismo de Nuno Piloto, na experiência de Paulo Adriano e na magia de Filipe Teixeira, foi a chave desta vitória saborosíssima, que creio eu, pode relançar a Briosa para um campeonato ao nível daquilo que eu penso que pode fazer, um campeonato tranquilo, a morder os calcanhares aos clubes europeus. Destaque para o homem-golo, Marcel, que apesar de ter falhado dois golos escandalosos marcou um, o suficiente para 40 anos depois a Académica ter saído de Alvalade com a vitória. Parece que vai chegar ao fim uma das eras mais gloriosas do Sporting, a era Peseiro, um campeonato quase ganho, uma final da taça Uefa e uma qualidade futebolística de renome. O keresoleo propõe uma rotatividade de treinadores para melhorar (ou piorar) os resultados das suas equipas. Assim sugiro que Peseiro siga para o Chelsea, Mourinho para a Académica e Nelo Vingada para o Sporting. Outro circuito possível e desejável é o de Co Adriaanse para o Guimarães, Jaime Pacheco para o Penafiel e Luís Castro para o FC Porto.

Infelizmente devido à perguiça dos colaboradores deste blog não é possível trazer aqui crónicas de outros eventos desportivos.
Apenas realçar o qui-pró-quo que rodeou a equipa sénior masculina do Olivais que esteve em suspenso para saber o seu destino, se a CNB2 como estava inicialmente previsto, ou a CNB1 como chegou a ser ventilado devido à desistência do Pinhalnovense. No entanto, os restantes clubes da CNB1 zona sul recusaram-se a visitar Coimbra, nem sabem o que perderam, e assim o Olivais mantém-se na CNB2.

Por último, anunciar o acordo de patrocínio iminente entre este blog e a futura equipa da Liga DEEC.com Borussia do Monte lá de Baixo. Esta equipa, no entanto está com algumas carências para se formar, e cabe-nos incentivar todos aqueles que tenham uma horita da vossa quarta-feira de tarde a contactarem a gerência deste estabelicimento para a celebração de um contrato de promessa para a integração do fantástico plantel do Borussia. Serão aceites todos os jogadores sem defeciências sérias ou agudas, nomeadamente motoras. Estão especialmente carênciadas as posições de guarda-redes e "gajos que correm e dão sarrafada tipo Petit". Ao contrário das outras equipas da praça, nesta equipa paga-se para jogar o que é sem dúvida original. Assim todos os interessados terão de dispender uma quantia entre os 8€ e os 10€. Agradeço a todos aqueles que estão interessados que contactem a gerência o mais rápido possível. Os jogos começam na 1ª semana de Novembro.

Fim de Crónica

sábado, outubro 15, 2005

 

Pelo Português

Os senhores da FIFA são uns perguiçosos. Com três selecções apuradas para o mundial a falar a língua de Camões, e mesmo que fossem duas era suficiente, não tem uma página em português. Têm-no em francês, cujos país com esta língua oficial são apenas dois, e alemão que se compreende apenas pelo facto de ser o país organizador. Nem sei como é que não foi um brasileiro a lembrar-se disto, mas ainda bem que foi um português. Existe uma petição online para que a existência de uma versão portuguesa da página oficial do campeonato do mundo, para assinar basta clicares aqui.

Fim de Crónica

quarta-feira, outubro 12, 2005

 

Boa disposição

Hoje é um dia de felicidade não só por estar a ouvir o "Congratulations" de Cliff Richards mas principalmente pelo facto da Grécia ter ficado de fora do mundial. É sempre alvo da satisfação e do meu regozijo pessoal quando esses infames perdem ou ficam de fora de alguma coisa, neste caso foi o campeonato do mundo.

Esta é talvez a crónica mais curta de sempre, mas uma vez que até aqui está em alto astral e hoje não quero estragar este pequeno momento de felicidade, a que nuestros hermanos se decidiram juntar não evitando uma presença no play-off, por isso fico por aqui.

Fim de Crónica

domingo, outubro 09, 2005

 

Revista de Imprensa

A nossa revista de imprensa vem, como é hábito atrasada, para não fazer concorrência às revista de imprensa televisiva, e singe-se a dois jornais que no fundo são apenas um.

Assim queria destacar do Público de 6ª feira a notícia dos prémios ignobel, sátira aos prémios Nobel ou nem por isso, que foram atribuídos ontem pela famosa academia de Havard, que é largamente ultrapassada pela Academia de Coimbra quando se trata de cerveja consumida, porque de resto eles devem ser melhores em tudo. Passo já de seguida a enumerar os prémios que foram atribuídos: Ignobel da dinâmica de fluídos para o estudo sobre "a influência dos princípios básicos da física para calcular a pressão que se acumula no intestino dos pinguins antes de defecarem" de Victor Meyer-Rochow (Universidade de Bremen) e Jozef Gal (Universidade Lorand Eotvos); Ignobel da Biologia para a "Catalogação dos odores das 131 espécies de sapos"; Ignobel da Física para John Mainstone e o já falecido Thomas Parnell pelo "Acompanhamento do ritmo a que um pedeço de alcatrão congelado se vai derretendo e cai por um funil", o estudo começou em 1927 e continuou até aos dias de hoje pois a queda do alcatrão dá-se a 1 gota/9 anos; Ignobel da História agrícola para James Watson pela investigação das calças explosivas de Richard Bucley, depois de em 1931 vários casos terem assolado a Nova Zelândia de calças que explodiam quando os seus donos as estavam a utilizar; Ignobel da Medicina para o inventor dos neurotestículos de substituição para cães castrados. Estes testículos estão disponíveis em três graus de firmeza para que o animais não sofram de problemas psicológicos; Ignobel da Química para Edward Cussler e Brian Gettelfinger com o brilhante artigo "Um humano nadaria em melaço mais rápido ou mais devagar?"; Ignobel da Economia para Gauri Ganda do MIT que inventou um despertador que garante que todos chegam a horas ao trabalho; Ignobel da Paz para Claire Rind e Peter Simons pela monotorização de um neorónio de gafanhoto enquanto este assistia ao Star Wars; Ignobel da Nutrição para Yoshiro Nakamats por ter fotografado e analisado todas as refeições que consumiu nos últimos 34 anos; e finalmente Ignobel da Literatura para os empresários nigerianos que geraram uma corrente de email com uma história sobre um casal que precisa de um empréstimo para ter acesso à grande riqueza que lhes pertence e que gostariam de partilhar com a pessoa que os ajudar.

Passando para o Inimigo Público, vulgo IP, queria destacar uma notícia com o título "Luís Filipe Viera defende a ideia de um imposto europeu para financiar o Benfica". Passo a seguir a transcrever integralmente o último parágrafo que atinge o climax na última frase prestem atenção: "... Além disto, o presidente encarnado defendeu que 1% de todas as transacções financeiras verficadas nos mercados bolsistas mundiais sejam atribuídas ao Benfica, ao invés de combaterem a fome no mundo argumentando que, ... " e faço uma pausa para chamar atenção: "' ... se os etíopes não têm pão, comam só a febra!'"

Fim de Crónica

 

Circo Autárquico

Eu sei que este post vem um pouco tarde, mas nós somos alheios ao atraso de entrega dos distribuidores de pornografia indepente da península Ibérica e portanto não temos nada a ver com isso, ainda assim queiram aceitar as nossas mais sinceras desculpas.

Amanhã é dia de eleições. E nós como serviço público que somos apelamos a todos os portugueses, incluindo os concorrentes de reality show de audiência elevada, ou nem por isso, a exercerem o seu dever cívico sob pena de não se poderem candidatar a presidente da República no próximo mês de Janeiro. Feito o apelo queria aqui fazer uma pequena análise da campanha, em Coimbra particularmente.
Como na maioria dos círculos, dois candidatos estão na órbita do poder, Carlos Encarnação e Vítor Baptista. Encarnação é favorito, mas o futebol tem-nos ensinado que não há vencedores à partida. A campanha tem sido calma marcada pela mudança de nome de Victor Baptista para Vítor Batista. Segundo o candidato esta mudança tem a ver com certo ar de juventude que Batista quer dar à sua candidatura. Realmente era estranho, no mesmo panfleto promocional aparecer o nome escrito das duas maneiras, o candidato andava certamente confuso na altura, mas acabou por decidir-se pela mudança. Mudança era o apregoava o carro do circo, perdão, do PS que andava pela cidade. A voz era a mesma, daí a minha confusão.
Ambos os candidatos do poder fizeram questão de cumprimentar o meu avô, um eleitor, imagine-se de Portimão.
A campanha do actual presidente ficou marcada por um episódio relacionado com a Académica, que me parece grave por um lado, e por outro alvo de um oportunismo que me causa sérias reservas, o melhor é deixar o que é de justiça com os tribunais.
Os outros dois candidatos passaram despercebidos, mais a candidata do BE, pois as suas fotos estão desfocadas e se a visse na rua não a conheceria. Quanto a Gouveia Monterio tem fama de homem sério e trabalhador, espero que mantenha esse estatuto caso Encarnação obtenha maioria absoluta.
Uma palavra para os eleitores do PPM que vão garantir cerca de 50% dos votos de Encarnação, portanto não fiquem em casa! Por outro lado, a seguir a PS, PSD, CDU e CDS é o partido com mais câmaras.
Nos outros lados gostava de realaçar o (não) aperto de mão entre Carrilho e Carmona como o episódio da campanha. Uma palavra para os candidatos com processos em tribunal: ... já está dito.

Fim de Crónica

quarta-feira, outubro 05, 2005

 

Prémio Luís Campas


Até 5ª jornada ZD ZP 6ªjornada TOTAL
Luís Castro 29,5 4 3 5 38
José Gomes 28 4 4 5 37
Juca 26 4 2 4 33
Jaime Pacheco 24 3 2 5 31,5
Nelo Vingada 22,5 2 0 -2 21,5
Carvalhal 5 5 4 6 15,5
Cajuda 7,5 3 2 4 14
Zé Mota 15 1 0 -2 13,5
Koeman 7,5 3 1 3 12,5
Sousa 6,5 3 3 3 12,5
Ulisses Morais 2,5 4 4 5 11,5
Peseiro 0 5 5 6 11
Toni 13,5 0 0 -4 9,5
Carlos Brito 4,5 3 4 1 9
Jorge Jesus 0 4 2 5 8
Paulo Bonamigo 0 2 0 4 5
Norton de Matos 4,5 2 1 -2 4
Co Andriaanse -9 4 3 2 -3,5
Manuel Machado -3 0 1 -2 -4,5
Jesualdo -5,5 2 2 -2 -5,5

Esta é a classificação actualizada do prémio Luís Campas. Destacam-se as alterações no fundo da tabela com Jesualdo e Manuel Machado a ficarem cada vez mais longe do ceptro. Nos postos cimeiros não há alterações, no entanto destacam-se a subida de Carvalhal e a descida de José Mota um dos mais apostados no Betadine.com. Peseiro também subiu algumas posições, como não deixa de ser surpresa. Para daqui a duas semanas há mais. Neste fim de semana força Portugal que a Alemanha espera por nós.

Fim de Crónica

 

Eclipse


Na passada 2ª feira alguns milhares de nós viraram-se para os céus de Portugal com um filtro na cara para ver se viam alguma coisa de diferente. E viu-se. Este post serve apenas para partilha convosco a melhor perspectiva que consegui captar do eclipse com a minha máquina fotográfica. Não está grande coisa, é bem melhor ver o eclipse in loco, mas agora terão de esperar uns anitos valentes sendo assim deliciem-se

 

Crónica desportiva

Mais uma vez aqui fica aquela visão imparcial sobe os acontecimentos desportivos do fim de semana.

No passado sábado a AAC recebeu o Clube do Galitos no pavilhão multiusos em jogo da primeira jornada da Proliga. O jogo foi fraco na primeira parte, embora sempre emotivo e equilibrado, ainda que os espectadores presentes não se manifestavam por aí além, a tal ponto que o speaker do jogo apelou ao apoio dos adeptos da casa dizendo "vamos gritar pela Briosa! Parece que estamos a jogar em Aveiro". Voltando ao jogo destaque para a exbição do novo reforço academista, um jogador americano do qual não sei o nome, mas mostrou qualidade e foi importantíssimo na vitória da Briosa. A Académica mostrou uma defesa agressiva, principalmente quando alterou a defesa para zona causando alguns problemas ao Galitos tirando daí uma pequena vantagem. Vantagem que se manteve até aos últimos segundos, altura em que Pedro Coelho (ex-Ginásio) foi para a linha de lance livre com hipótese de dar a vitória ao Galitos, mas falhou ambos os lances livres e a sua equipa perdeu, os nervos nestas alturas são decisivos.

No domingo, a Académica recebeu o Gil Vicente em jogo da nossa liga Betadine.com. Foi um bom jogo da Briosa que controlou sempre criando muitas dificuldades ao Gil que nunca consegui dar outro rumo aos acontecimentos. O primeiro golo marcado por Fernando resulta de uma grande jogada entre ele próprio e Nuno Piloto, autor de uma exibição superior. Na 2ª parte destacam-se os dois falhanços clamorosos de Marcel que rubricou uma exbição aceitável, mas continua a ser crucificado com bocas a mandá-lo para o Cruzeiro. Como sempre houve que sofrer até ao fim pois apenas nos últimos minutos Joeano de contra-ataque carimbou a primeira vitória dos pupilos de Nelo Vingada nesta liga. Segue-se agora a visita à tempestade de Alvalade que pode ter consequências trágicas na nau de Peseiro.

Fim de Crónica

This page is powered by Blogger. Isn't yours?